sexta-feira, 10 de julho de 2009

Afonso Pena Betim



A Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, situada atualmente no Bairro Brasiléia, teve sua trajetória histórica iniciada na primeira década do século XX: a escola foi criada pelo Decreto nº 2724, de 11 de janeiro de 1910, publicado no "Minas Gerais" de 12 de janeiro 1910, que lhe deu a denominação de Grupo Escolar de Capela Nova.
A criação desse grupo escolar foi uma inovação na história da educação betinense. A região onde hoje se encontra Betim tinha escolas oficiais desde 1838, porém o modelo de escola adotado naquela época era bem diferente do que conhecemos hoje. A historiografia nomeou esse antigo modelo de escolas isoladas, que funcionava assim: qualquer pessoa que tivesse condições de lecionar - não precisava ter formação específica para isso - pedia autorização ao Estado para abrir uma escola. Em geral, os professores eram do sexo masculino, e conhecidos na comunidade como mestres-escola (Betim teve um mestre-escola muito reconhecido, o Mestre Pedro). O Estado oferecia uma subvenção anual ao professor, para manter a escola, e, em meados do século XIX, já construía prédios oficiais em Betim, geralmente pequenos, com apenas uma sala e com uma casa anexa para o professor residir.
Em 1890, em São Paulo, foi inaugurado um novo modelo de escola, o grupo escolar. Um grupo escolar era a reunião das escolas isoladas de uma região em um único prédio. Dessa forma, o governo brasileiro pretendia tornar mais eficiente a administração escolar, de forma a oferecer escola para mais pessoas. Foi nessa reforma educacional que surgiu a seriação: os alunos das escolas isoladas eram reunidos e divididos por nível de conhecimentos - daí surgiram as séries; os professores e professoras, por sua vez, passavam a ensinar apenas um determinado nível, e não todos os níveis ao mesmo tempo, como acontecia nas escolas isoladas.
Muitas cidades brasileiras passaram a inaugurar seus grupos escolares como símbolo da modernidade que chegava. Mas esses grupos muitas vezes sofriam resistência nas comunidades, porque fechavam pequenas escolas espalhadas no território e também porque só contratavam professores com formação específica. Como as comunidades tinham relações afetivas com seus professores, elas procuravam mantê-los.
Além disso, muitas cidades tinham grupos escolares, mantinham escolas isoladas e ainda adotavam um modelo híbrido: as escolas reunidas. Escolas reunidas eram, como o próprio nome indica, uma reunião de escolas isoladas, porém sem o agrupamento dos alunos por níveis. Essa reunião se dava apenas para facilitar a administração.
Em 17 de julho de 1910, foi então inaugurado o primeiro Grupo Escolar da então Capela Nova do Betim, já com a denominação "Conselheiro Afonso Pena", e instalou-se no prédio onde hoje está o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. A construção do prédio só se completou com a contribuição de recursos privados, e, para funcionar, necessitou das doações de um patrono: Major Cassimiro Ferreira Martins. O primeiro diretor da escola foi José Pereira da Costa e as primeiras professoras foram D. Constância Maia, D. Terezinha Magalhães e D. Cesarina de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário